_documentários transformam
selecionados
Conheça os projetos selecionados

 

Eu (também) não gozei – ganhador do prêmio Work in Progress

Direção: Ana Carolina Marinho

Produção: Amanda Bortolo

Sobre o filme: Letícia descobre que está grávida, mas não sabe quem é o pai. São quatro possibilidades. Apesar de insegura e com medo, ela entra em contato com todos os possíveis pais. Cada um reage à sua maneira, mas todos alegam que o filho não pode ser deles porque eles não gozaram. Mas ela também não. A gravidez solitária provoca uma reviravolta. Quando a criança nasce, sua inquietação ganha forma: ela vai em busca de descobrir quem é o pai de seu filho.

 

A Queda do Céu

Direção: Eryck Rocha e Gabriela da Cunha

Produção: Heloísa Jinzenji

Sobre o filme: “A Queda do Céu” é baseado no livro escrito pelo xamã Davi Kopenawa Yanomami e pelo antropólogo Bruce Albert. Falado principalmente na língua Yanomami, o filme foca na terceira parte do livro, que coloca em debate aspectos do mundo indígena e não indígena, com uma reflexão contundente sobre o modelo de destruição dos povos e do planeta inventada pelo “povo da mercadoria”, os brancos. O filme é um aviso e sobretudo um convite de transformação.

 

ASSEXYBILIDADE

Direção: Daniel de Castro Gonçalves

Produção: Roberto Berliner

Sobre o filme: ASSEXYBILIDADE é um documentário que conta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. Através dos personagens e de suas histórias, o filme pretende desconstruir o estereótipo da pessoa com deficiência como um ser frágil, quebrável e, às vezes, até desprovido de sexualidade.

 

Minha Carne Sabe

Direção: Simone Giovine e Zica Pires

Produção: Ana Bárbara Ramos

Sobre o filme: A expansão de uma estrada federal implementada pelo governo brasileiro ameaça o genocídio da comunidade afrodescendente do Quilombo Santa Rosa dos Pretos, no Maranhão. Zica, a jovem líder, volta a Guiné-Bissau para se reunir com seus ancestrais. O diálogo com seu passado revela o caminho para vencer as batalhas do presente.

 

Toda Noite Estarei Lá

Direção: Tati Franklin e Suellen Vasconcelos

Produção: Thiago Moulin

Sobre o filme: Após sofrer uma agressão física por transfobia na igreja evangélica que frequentava, Mel Rosário, de 56 anos, arca com as dores e os custos dos processos judiciais envolvendo o caso. Ela reivindica seus direitos protestando em frente da igreja que a proíbe de frequentar os cultos. Enquanto luta por Justiça, Mel encontra uma brecha para se reinventar em busca de melhorar de vida no Brasil atual.

 

Projeto suplente

Uyra – A Retomada da Floresta

Direção: Juliana Curi

Produção: João Henrique Kurtz, Juliana Curi, Lívia Cheibub, Martina Sönksen e Uýra Sodoma.

Sobre o filme: No Brasil, país onde mais se matam pessoas trans, povos indígenas e ativistas ambientais, Emerson é os três. Aos 29 anos, o biólogo, arte-educador e descendente indigena é também Uyra, uma drag queen eco-guerreira não-binária, parte humana, parte ser da floresta. Emerson/Uyra estão revolucionando o ativismo ambiental, as artes cênicas e a cena queer na Amazônia ao mesmo tempo que revelam mensagens urgentes dos espíritos da floresta.