Imprensa

Release:

Fundação CSN e DOCSP lançam edital para documentários de impacto

SELECIONADOS TERÃO CONSULTORIAS FOMENTADAS PELO PROGRAMA HISTÓRIAS QUE FICAM E PARTICIPARÃO DO GOOD PITCH BRASIL

A Fundação CSN, por meio de seu programa  de fomento ao documentário brasileiro, Histórias que Ficam, e o DOCSP, através da plataforma internacional Good Pitch Brasil, estão lançando em parceria estratégica um edital para documentários preferencialmente em processo de produção ou finalização. O Edital Documentários Transformam tem o objetivo de   fomentar estratégias de distribuição  que colaborem na discussão de temas relevantes para a sociedade brasileira, além de habilitar profissionais e produtoras do meio audiovisual para o desenvolvimento de campanhas de impacto.

Serão selecionados cinco projetos que participarão de três processos formativos entre dezembro de 2021 e maio de 2022: um laboratório de distribuição de impacto, consultorias para o desenvolvimento de campanhas e um laboratório de pitching. Ao final, todos participarão do Good Pitch Brasil, que acontece no primeiro semestre do ano que vem.

Entre os prêmios a que os selecionados concorrerão durante o processo, dois são concedidos pelo programa Histórias que Ficam, da Fundação CSN. Em 2021 será entregue o prêmio Work in Progress no valor de até R$ 100 mil. Em 2022, durante a realização do Good Pitch Brasil, acontece a entrega do prêmio Campanha de Impacto, no valor de até R$ 150 mil. Todos os projetos concorrem aos dois prêmios de forma independente.

O Good Pitch, criado pela Doc Society, é uma plataforma internacional voltada exclusivamente para produtores e distribuidores de produtos audiovisuais de impacto. A edição brasileira é  uma co-realização do DOCSP e da Fundação CSN, que organizam e fazem a curadoria de todo o processo. É uma oportunidade única no país e tem dois focos: formação e captação de parceiros e patrocinadores. Dentro do pilar de capacitação, os selecionados recebem treinamentos específicos como palestras, workshops e laboratórios para ampliar a capacidade de impacto de seus projetos e da distribuição dos mesmos.

Em 2020, a primeira edição do Good Pitch Brasil treinou quatro projetos de documentário que foram apresentados no pitch final para 110 instituições. Os resultados obtidos de financiamento para  os projetos, com mais de R$ 640mil, e as conexões estabelecidas, demonstram as grandes possibilidades de colaboração que existem entre agentes de mudanças e filmes documentais.

Já na frente do pitching, os produtores e distribuidores têm a oportunidade de apresentar os projetos para dezenas de players nacionais e estrangeiros, entre fundações, filantropos, financiadores, patrocinadores, organizações sociais, canais de TV, plataforma de streaming e outros. São parceiros de comunicação capazes de ampliar a rede de impacto, e também investidores que aportam verbas significativas a ponto de mudar a performance do filme junto ao público.

As inscrições para o edital podem ser realizadas no site www.documentariostransformam.org.br entre 16 de setembro e 15 de outubro. O regulamento do edital está disponível no mesmo site.

 

Sobre o programa Histórias que Ficam

A Fundação CSN – braço social da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – lançou o programa em 2011 como parte do seu propósito de transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. Acreditando no potencial transformador do cinema, a CSN já patrocinou 54 filmes nacionais, sua maioria, de caráter documental, dentre eles, nove pelo Programa Histórias que Ficam. O Programa nasceu com o objetivo de contemplar toda a cadeia produtiva do audiovisual – do desenvolvimento do projeto até a sua exibição. Os projetos selecionados em suas edições receberam o apoio criativo para a produção de suas obras, cujos projetos de novos documentaristas foram escolhidos por seu caráter de relevância à sociedade brasileira. Em 2020, o Histórias que Ficam se atualiza, buscando uma forma de potencializar a distribuição de impacto no Brasil, sela uma parceria estratégica com DocSP, encontro internacional de documentários de São Paulo, para co-realizar a primeira edição do Good Pitch Brasil com um prêmio de R$ 50 mil para campanha de impacto de um dos projetos selecionados, o filme Limiar, que acaba de estrear esse ano.

 

Sobre a Fundação CSN

A Fundação CSN é responsável pelas ações sociais do Grupo CSN, seu propósito é transformar vidas e comunidades por meio dos pilares que sustentam a sua atuação: educação, cultura, articulação e curadoria. Está presente em seis estados, com atuação direta em 27 municípios e também com editais de abrangência nacional. Executa projetos de ação direta com patrocínio de parceiros por meio de leis de incentivo fiscal. Na educação, desenvolve programas que buscam oportunizar aos jovens formação de qualidade. E na cultura, transformar a sociedade por meio da expressão cultural.

 

Sobre o Good Pitch Brasil

Criado pela Docsociety, o Good Pitch já apoiou 460 realizadores que apresentaram 222 projetos de filmes documentários de 60 países, gerando mais de U$30 milhões de dólares em financiamento; e alcançou a participação de mais de cinco mil organizações em todo o mundo. No Brasil, o evento é realizado pela DOCSP. Na sua edição de 2020, ao lado da Fundação CSN, o Good Pitch Brasil capacitou as equipes de quatro documentários. Na fase de pitching, os criadores tiveram a oportunidade de apresentar o projeto a 110 instituições e players do mercado. Os resultados obtidos de financiamento para projetos, com mais de R$640mil, e as conexões estabelecidas, demonstram as grandes possibilidades de colaboração que existem entre agentes de mudanças e filmes documentais.

 

Sobre o DOCSP

O DOCSP – Encontro Internacional de Documentário de São Paulo –  é uma das principais plataformas que existe no país para auxiliar o setor audiovisual no desenvolvimento de documentários, a partir de atividades de formação, mercado e exibição de filmes. O DOCSP tem como missão defender a riqueza e diversidade de vozes no cinema, televisão e outras plataformas; promover a carreira de novos talentos e favorecer a sua inserção no mercado local e internacional.

 

Para mais informações à imprensa:

Atômica

Monica Santos – [email protected]

Ciro Bonilha – [email protected]

+55 11 2769-3806

Redes sociais: Facebook e Instagram