Documentários têm o potencial de mobilizar pessoas para temas relevantes da nossa sociedade e até mesmo de mudar estruturas e criar redes por meio de campanhas de impacto. Esse é o tema desse podcast, conduzido por Ana Paula Sousa em conversas com realizadores, produtores e distribuidores. Co-realização: DOCSP e Fundação CSN.
Confira os episódios:
____
Episódio 1
Documentários são capazes de transformar a realidade?
O objetivo do primeiro episódio da série é explicar de que forma o cinema pode impactar a realidade na qual estamos inseridos, nos ajudar a compreender questões urgentes e promover mudanças – que podem ser tanto de ordem comportamental quanto legislativa, por exemplo.
Quando se fala em documentário de impacto não se está falando de um gênero específico ou de uma fórmula acabada. O filme de impacto é qualquer filme que consiga despertar empatia e que tenha o seu alcance potencializado a partir de uma campanha.
Convidados:
Luis Zaffaroni
diretor do DOCSP e responsável pelo Good Pitch Brasil
Natasha Neri
diretora de Auto de Resistência
____
Episódio 2
Que tipo de impacto um documentário pode causar?
Um filme pode causar impacto de formas diferentes. Ele pode trazer um tema à tona, destacando algo que é familiar a muita gente, mas não teve ainda a esperada relevância. Pode investigar aquilo que ainda está oculto. Ou pode também humanizar visões arraigadas sobre determinados assuntos. Os documentários de impacto têm diferentes propósitos e formas e a semente da transformação está sempre na origem do projeto. Mas para que a mudança efetivamente aconteça, são necessárias também estratégias de distribuição capazes de potencializar o alcance do filme e do tema.
Convidados:
Marcelo Diaz
diretor de Maria Luiza
Sabrina Nudeliman
diretora de conteúdo da Elo Company
____
Episódio 3
Como engajar o público e conquistar novas audiências?
Assim como o filme, a campanha de impacto deve ter uma narrativa capaz de gerar engajamento. Essa narrativa deve estar colada àquilo que o documentário apresenta e o potencial da campanha dependerá sempre do próprio potência artístico do filme.
Para construir uma audiência nova é preciso buscar públicos que se mostrem sensíveis ao tema e sejam capazes de promover mudanças. Muitas vezes, pessoas, empresas ou intituições que já trabalham com determinada causa são incluídas nessas ações de engajamento.
Convidados:
Estela Renner
diretora e co-fundadora da Maria Farinha Filmes
Belisario Franca
diretor de Menino 23 e Paradoxo da Democracia
____
Episódio 4
Como desenvolver uma campanha de impacto?
Um documentário, para ser considerado de impacto, precisa necessariamente carregar em sua estratégia de comunicação e distribuição uma campanha de impacto. Esse trabalho, na maioria das vezes, é feito por um produtor especializado, que deve articular o contato com públicos específicos e estabelecer alianças e parcerias. Caberá a esse profissional criar oportunidades de inserir o documentário no mercado de diferentes formas e desenvolver estratégias, complementares ao plano de distribuição tradicional.
Convidados:
Rossana Giesteira
diretora de Mobilização e Engajamento do Good Pitch Brasil
Rodrigo Díaz Diaz
produtor de impacto de Limiar